Desfrutar de bons momentos e fazer escolhas saudáveis é fundamental para controlar o diabetes durante as festas de final de ano
Dezembro chega e traz com ele o Natal, Ano Novo, festa de confraternização da empresa e muitos outros eventos recheados de comidas e bebidas deliciosas. Os encontros de final de ano giram em torno de alimentos que não são consumidos frequentemente, e as pessoas com diabetes precisam estar atentas ao seu nível glicêmico.. E há panetones, tortas e pratos doces espalhados por todos os lados.
Não cometer deslizes durante a ceia e almoços de final de ano é algo que pode ser difícil, mas os exageros podem transformar os seus exames e acarretar uma série de transtornos. O paciente precisa, por exemplo, manter na medida do possível a mesma rotina de vida seguida ao longo do ano, fazer a automonitorização e, claro, priorizar uma alimentação saudável com horários regulares para as refeições. Não ficar longos períodos sem se alimentar, para não apresentar hipoglicemias. Evitar o ganho de peso excessivo durante o período para não se arrepender depois. Importante perguntar na consulta médica se a medicação utilizada vai necessitar de ajustes caso haja um abuso não programado.
Está em dúvida de como participar das comemorações natalinas e de Réveillon? Confira dicas para tentar comer corretamente sem se isolar:
- Priorize pratos leves, feitos com legumes e vegetais frescos, preferencialmente; diga não ao exagero em pães, arroz e massas brancas.
- Se tiver a oportunidade de escolher, melhor optar por frutas da época, menos calóricas, ao invés de pedaços de tortas e/ou sobremesas muito doces e gordurosas;
- Fique atento à quantidade do que se come; as vezes comer grande volume de produtos, mesmo os dietéticos, é pior do que um pouquinho do alimento normal, como por exemplo os panetones, que têm um índice glicêmico muito alto;
- Passe longe das frituras, carnes gordas, frango com pele, tender e/ou peru cobertos com mel ou glucose de milho. Prefira porções de carnes magras e assadas.
- Embora as bebidas alcoólicas estejam sempre presentes nestas comemorações, é necessário conter-se e priorizar a água e sucos sem açúcar. A bebida alcoólica deve ser ingerida preferencialmente com a refeição, pois isoladamente aumenta a chance de provocar uma hipoglicemia, ou dificultar a recuperação quando houver um episódio.
- Lembre-se que essas festas tem o objetivo de fortalecer os laços de relacionamento, ou seja, não se trata de comida. Portanto, aproveite o momento especial para conversar com as pessoas que ama, dar risada com os amigos e celebrar.
Boas Festas e um ano novo repleto de saúde e realizações!
Veja também:
Dicas para manter uma alimentação balanceada
Dra. Lilian Kanda
Mestre em Diabetes e Diabetes Gestacional pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, formada pela Universidade Estadual de Londrina, possui Título de Especialista pela SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e passagem pela Universidade de Kanazawa. Buscando constante atualização, há 10 anos é membro da ADA - American Diabetes Association onde anualmente participa da ADA Scientific Sessions além de diversos outros congressos nacionais e internacionais. Atendimento bilingue Português-Japonês.
Agende sua Consulta
Dra. Lilian Kanda
Mestre em Diabetes e Diabetes Gestacional pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, formada pela Universidade Estadual de Londrina, possui Título de Especialista pela SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e passagem pela Universidade de Kanazawa. Membro do American Diabetes Association.