Dra. Lilian Kanda
Dicas da Dra

Gh Hormônio do crescimento: Saiba mais

O Gh hormônio do crescimento, é uma proteína produzida pela hipófise, glândula responsável pela distribuição de hormônios que equilibram o funcionamento do organismo.  O Gh age estimulando as cartilagens do crescimento para que haja o desenvolvimento dos ossos, elevando a estatura.

O crescimento do corpo humano acontece desde a vida uterina, ocorrendo em diferentes níveis de velocidade, conforme os estágios da vida.

Durante a infância, a média do crescimento é de 4 a 6 cm por ano. Durante a puberdade, a velocidade de crescimento pode aumentar, atingindo de 8 a 12 centímetros por ano.

GH hormônio do crescimento

Sem sintomas aparentes, a baixa estatura em crianças pode ser identificada no convívio escolar, quando a diferença de altura entre as outras crianças pode chamar a atenção dos pais.

Como identificar o problema

Junto à observação dos pais, é preciso procurar ajuda especializada do médico endocrinologista para realizar o diagnóstico correto. Problemas genéticos, complicações no parto, traumas cranioencefálicos e histórico familiar podem ser alguns dos fatores que causam a deficiência do hormônio.

Tratamento com hormônio Gh

O uso do hormônio Gh em forma sintética para crianças adquirirem mais centímetros de altura, deve ser usado por crianças que apresentam algum tipo de deficiência na produção hormonal diagnosticado a partir de exames como a densidade óssea e exame de sangue.

O tratamento é realizado com aplicações diárias, no período noturno, antes de dormir, até que a altura planejada em consulta seja atingida.

Quando o Gh é indicado

O tratamento com o uso de Gh é indicado em trabalho conjunto com pediatra e endocrinologista que detectam o crescimento inadequado da criança. As aplicações do hormônio sintético são feitas até que a fase da adolescência atinja a maturidade óssea, quando as cartilagens dos ossos longos fecham-se e não existem mais a possibilidade de crescer.

A criança deve ser medida e pesada desde o nascimento, pelo menos uma vez por ano, de maneira que o médico consiga acompanhar seu crescimento e aplicação do hormônio Gh, caso haja necessidade.

Related posts

O Home Office e o Diabetes – cuidados e prevenção

Administrador
3 anos ago

Distúrbios da tireoide: hipotireoidismo e hipertireoidismo

admin
6 anos ago

Atividade Física: Quando e onde você quiser

admin
10 anos ago
Sair da versão mobile