Montar um plano de refeições, manter-se hidratado e não fazer longas jornadas de trabalho são algumas práticas para adotar no trabalho
O Brasil é o quarto país com o maior número diabéticos no mundo — são mais de 12,5 milhões de pessoas com a doença, o que equivale a 8,1% da população brasileira, segundo o IDF (International Diabetes Federation 2017). A epidemia de diabetes que afeta o Brasil há mais de 20 anos anda acompanhada pelo crescimento da obesidade, que aumentaram 60% nos últimos 10 anos.
As pessoas que vivem com o diabetes precisam fazer o controle de seu nível glicêmico, além de tomar uma série de cuidados com a alimentação e ter hábitos saudáveis. Afinal, sem essas precauções, as complicações a curto e longo prazo podem aparecer. Para você que vive com o diabetes e sabe que trabalhar fora de casa pede um cuidado especial, selecionamos algumas dicas para aplicar no local de trabalho e no dia a dia organizacional. Confira!
1. Organize as refeições
Manter uma alimentação saudável quando a correria do trabalho é grande pode ser algo difícil. Portanto, prever como será o seu dia pode ajudar. Se não for possível almoçar no horário certo, organize pequenos lanches saudáveis para levar com você. Não esqueça de consumir aqueles alimentos que são essenciais em uma dieta saudável: legumes, hortaliças, proteínas e produtos lácteos.
2. Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios físicos anda lado a lado com os hábitos saudáveis. Então, quando definir um horário para as refeições, não se esqueça de encaixar o horário da academia, caminhada ou corridinha — fazer atividade física ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, a ter boa disposição e melhora a memória. A atividade física não programada como subir escadas ao invés de utilizar o elevador, caminhar 3 quadras a usar o automóvel também ajudam muito.
3. Evite turnos longos
Fazer hora extra no trabalho é algo comum, mas não ignore uma refeição por causa disso. Ficar em jejum por longos períodos pode afetar negativamente o nível glicêmico, especialmente das pessoas que administram a insulina. Além disso, não se alimente rápido demais: quando você consome as refeições lentamente, você come significativamente menos calorias.
4. Hidrate-se
Pode parecer clichê, mas beber água é importante para a saúde geral e bem-estar de todos os indivíduos, sejam eles diabéticos ou não. No local de trabalho, tente manter sempre uma garrafa de água na sua mesa ou na mochila. Se tiver dificuldade em se lembrar de consumir o líquido, faça um horário alinhado com o cronograma de alimentação.
5. Avise os colegas de trabalho
Nem todo mundo conhece os sintomas do diabetes. Um colega de trabalho provavelmente não sabe que é preciso comer algo doce quando tiver sintomas de hipoglicemia. Informação é um santo remédio quando o assunto é cuidado com o diabetes.